AGEPEL DIVULGA CALENDÁRIO DE REUNIÕES DOS FÓRUNS DE CULTURA

A Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) divulgou o calendário de atividades do projeto de mobilização dos municípios para os fóruns setoriais de cultura, que inclui Museus, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, Arquivos e Bibliotecas. Este é o primeiro passo para a descentralização das ações da Agepel e para a construção do Sistema Estadual de Cultura de Goiás, e também o início do processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura. As reuniões regionais vão discutir o Sistema Nacional de Cultura, Plano Nacional de Cultura e ainda a preparação dos 246 municípios goianos para o 1º Fórum Setorial de Cultura, que será realizado em setembro.

O objetivo é promover o debate sobre o Sistema Nacional de Cultura; mobilizar o poder público municipal e a sociedade civil; criar uma rede para a sustentação do processo participativo; elaborar diretrizes para a construção de instrumentos de gestão das políticas culturais dos municípios e Estado, e gerar fundos de financiamento da cultura. A meta da Agepel é realizar 14 reuniões regionais de mobilização em agosto, e em setembro, de 19 a 22 acontece o 1º Fórum Setorial de Cultura, em 19 áreas de atuação: Audiovisual, Artesanato, Arquitetura, Arquivos, Arte Digital, Artes Visuais, Circo, Teatro, Cultura Popular, Cultura Afro-brasileira, Culturas Indígenas, Dança, Design, Literatura, Música, Moda, Museus, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial.

A realização conta com o apoio de diversos parceiros, como: Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus, Universidades Federal e Estadual de Goiás, Conselho Estadual de Cultura, Secretarias Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia e de Turismo, Sebrae, entre outros.

Fonte: AGECOM- Agência Goiana de Comunicação

Nenhum comentário